Powered By Blogger

Tuesday, May 17, 2011

DIA INTERNACIONAL DO MUSEU


Sou fã de carteirinha de Museu. Isso começou quando éramos pequenas, minha mãe nos vestia,minha irmã Eliane e eu com as melhores roupas para irmos visitar os museus. Vivíamos no Rio e visitamos todos os daquela cidade e dos arredores, sendo meu favorito o Palácio Imperial de Petrópolis,o MUSEU IMPERIAL.
Fomos morar em Nova York quando eu era adolescente,e íamos de metro, as vezes de onibus para chegar quando abrissem as portas e ficar até  elas fecharem.Quantas descobertas! Guggenheim,New York Hall of Science,o Museum of the City of New York, o MET(Metropolitan Museum of Art), os Cloisters e pelo menos 10 outros mais.
Meu favorito era o Natural History Museum.Ia visitá-lo sempre que podia, e voltava lá trazendo algum parente ou amigos do Brasil que vinham nos visitar.Coitados, queriam fazer compras em NY e iam parar no Museu comigo.
Eu andava pelo prédio de quatro andares, curtindo tudo e se desse tempo ia ler na maior biblioteca de história natural.
Os artefatos culturais de diversas civilizações, algumas já extintas, e mais de 32 milhões de espécimes animais que vão de dinossauros a borboletas, de mamutes a moluscos são incríveis.
Mas o que me fascinava mesmo, eram os dinossauros. Lá esta a maior coleção de ossos de dinossauros do mundo,que contam a história da evolução de mais de 600 espécies (85% das ossadas são reais). Acho que até os fosseis já me conheciam.
Agora da pra imaginar euzinha, de caderno anotando tudo?

Pois é, cresci virei mãe e lá fui eu "arrastar" meus filhos para visitar os museus no Brasil e pelo mundo.


Por todos os 45 países que passamos, um museu pelo menos era alvo de nossa expedição. Na realidade a curiosidade era minha, mas eles me viam tão entusiasmada que desconfiavam que tinha algo de bom nos museus.E aprendi muito através das perguntas e ponto de vista deles e continuo aprendendo.



Recentemente visitei o interessante Museu da Lingua Portuguesa em São Paulo,moderno e interativo.E o ultimo que conheci, em janeiro desse ano, foi com meu filho David e meu neto Kian, o Museu do Trem em Miami(Gold Coast Railroad Museum).Muito divertido!
Os museus tem muitas histórias interessante para contar e nos temos muitas delas para contar em um museu. Por isso criamos em Bombinhas, SC, o Museu da Família Schurmann no Instituto Kat Schurmann, com exposição de fotos, vestimentas, objetos e peças de artesanato dos lugares que visitamos, miniatura do veleiro Aysso e equipamentos de navegação.

E você, já visitou um Museu esse ano?

1 comment:

  1. ME ENCANTA COMO ESCRIBES, SIEMPRE MUY ENTRETENIDO Y LO MAS IMPORTANTE MUCHA PASION EN TUS PALABRAS QUE HACE QUE UNO VIVA LA EXPERENCIA.
    EL MUSEO AUN NO LO CONOZCO, OJALA LA PROXIMA VEZ QUE VAYA A BRASIL PUEDA VISITARLO.
    UN BESO MUY GRANDE TU SEGUIDORA DE VENEZUELA
    :) NATALIE

    ReplyDelete