1989-Navegamos no Mar de Mindanao, atravessando o estreito entre Cebu e a ilha de Bohol na Filipinas. Fomos fazer uma uma exploração para conhecer as Colinas de Chocolate. Nos haviam falado sobre essa formação geológica de 1.776 (wikipedia.com) morros que durante a estação da estiagem, depois que a grama seca, ficam num tom de marrom, que parecem pingos de chocolate. Não há outra formação natural semelhante com as Colinas de Chocolate. Sao 1700 dessas colinas.
O caminho era difícil e demorado, e subimos por uma escada íngreme de 213 degraus, ate o alto da colina. De tirar o fôlego, literalmente.
Não acreditei enquanto subia e parava nos mirantes, na vista espetacular. Por todos os lados, as colinas marrons com alturas entre 40-120 metros muito parecidos umas com as outras, estão espalhadas num vale ao nosso redor, por cerca de três quilômetros.
Lá em cima, um lugar mágico. Ah seu tivesse asas para planar por cima delas ao sabor do vento!
Marilag, nossa guia, começou a falar baixinho, contando a lenda romântica das Colinas de Chocolate:
Meu bisavô ouviu essa historia de seu avô, e é passada de geração em geração.
Era uma vez , faz muito tempo, um gigante jovem e forte chamado Arogo que se apaixonou por uma simples e comum mortal chamada Aloya.Um dia ela estava tomando banho em um riacho, Arogo a raptou e a levou para sua casa. A feiura do gigante assustou Aloya que morreu de susto.O gigante inconformado de perder seu amor,sofreu tanto que não parava de chorar. Chorava, chorava, chorava. As suas lágrimas caiam no chão e se transformaram em pequenos morros:as colinas de chocolate.
No silencio total, para mim, as Colinas de Chocolate ganharam um sabor de mistério e misticismo que me fez pensar nos enigmas do passado e nas incógnitas do futuro...
PS - Existem inúmeras hipóteses de como surgiram as Colinas de Chocolate. Há algumas que afirmam que ocorreu uma meteorização (decomposição de rochas e solos por ação de efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição ao ambiente) do calcário, vulcanismo suboceânico, aumento do nível dos mares e uma teoria mais recente que diz que as colinas resultaram de um antigo vulcão que se explodiu e despejou gigantes blocos de rochas que posteriormente foram cobertos por calcário do fundo dos oceanos.
No comments:
Post a Comment